quinta-feira, 16 de maio de 2013

As mulheres e o Desporto

Num país onde as mulheres existem em maior número, qual é a relação delas com o enorme mundo do Desporto?
Já há muito tempo que o Desporto deixou de ser uma ocupação só para homens e cada vez mais as mulheres têm uma participação mais activa no Desporto, registando-se um aumento de 37,7% em comparação com 2005 (dados do ano de 2010). Mas apesar deste grande aumento, as mulheres representam pouco mais de um quinto do total de praticantes de modalidades desportivas.
As modalidades desportivas mais praticadas são o voleibol, o basquetebol, o andebol, a ginástica, o futebol e o atletismo.

Com a consequente preocupação com a saúde, cada vez mais as pessoas a partir dos 40 anos procuram a actividade física como meio para mantê-la ou obtê-la. Por isso mesmo além das modalidades ditas convencionais, existem as chamadas academias onde se realizam fitness e aeróbica, que não restringe o limite de idade e por isso mesmo tanto pode participar uma mulher de 20 como uma mulher de 50. Também a Hidroginástica tem sido uma grande aposta das mulheres principalmente mulheres acima dos 40 anos.
Além da prática desportiva, as actividades que o desporto oferece também pode ser um meio de empregabilidade, nomeadamente como árbitro, onde o número de mulheres a praticá-lo tem vindo a crescer, ao todo em Portugal existe 33 árbitras (dados de 2010).

Dados retirados do INE (instituto nacional de estatística) referentes a 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário