quinta-feira, 16 de maio de 2013

Maturidade?

Nesta publicação vamos falar sobre maturidade.

Há vários pontos de vista em relação a este tema. Em primeiro lugar, poderemos nós dizer que ganhamos maturidade quando se tem filhos? Usemos este exemplo: quando há raparigas com 14 anos de idade a terem filhos, diremos nós que adquirem maturidade? Pode-se dizer que sim, mas será que estão preparadas para lidar com o futuro como se fossem adultas? Duvidamos, uma vez que dificilmente se consegue fazer uma mudança radical de comportamento e de atitude. Por outro lado, poderemos considerar tirar um curso, arranjar emprego e casa e casar como ganho de maturidade? Tal como no exemplo anterior, sim, estes factores contribuem para que estejamos mais preocupados com o nosso futuro.


No entanto, não são só nestas ocasiões que as pessoas amadurecem. Aliás, vamos amadurecendo todos os dias da nossa vida, desde que nascemos: vamos aprendendo coisas novas, vamos tendo várias experiências e cada uma delas vai contribuir para um crescimento pessoal, isto é, seremos mais capazes de encarar o mundo com outros olhos e preparados para lidar cada circunstância com a experiência adquirida no passado (“Dificuldades sempre existirão, maturidade para lidar com elas é que deve ser desenvolvida”). De realçar que algumas experiências são mais marcantes que outras, logo as pessoas serão mais ou menos maduras, dependendo do que cada uma “já passou”. 
Por isso, “a maturidade está relacionada a uma mudança na personalidade e no comportamento”, ou seja, a maturidade não aparece de um dia para o outro, vai-se verificando a longo prazo e tem influência na maneira como cada um lida com diferentes situações.

Sem comentários:

Enviar um comentário